
Grande parte dos bebês tem cólicas nos primeiros meses de vida. Algumas ações podem ser tomadas para prevenir ou amenizar essas cólicas, tanto na dieta da mãe quanto na alimentação do bebê. São elas:
• A mãe pode diminuir o consumo de alimentos que causem gases, como feijão, cebola, ovo e repolho, conforme perceber o aumento das cólicas.
• A mãe deve diminuir, ou evitar, o consumo de açúcares, doces e refrigerantes.
• Verificar se a pega do bebê no seio está correta, ou seja, o bebê deve abocanhar toda a aréola, não apenas o mamilo, pois o bebê pode engolir bastante ar, gerando os gases. Além disso, verificar se o intervalo entre as mamadas não está muito curto. Intervalos muito curtos fazem com que o bebê mame pouco, várias vezes. Dessa forma, ele irá consumir a primeira fração do leite mais vezes, a qual possui mais maior concentração de lactose, podendo, também, gerar mais gases.
• É possível retirar os leite e derivados da alimentação da mãe. Algumas mulheres percebem uma melhora nas cólicas do bebê com essa estratégia. Entretanto, fique atento para não confundir com a alergia à proteína do leite de vaca.
• É importante saber que os bebês alimentados por fórmula tendem a ter mais cólicas que os amamentados com leite materno.
Converse sempre sobre esses sintomas com o seu nutricionista ou médico.