
Hoje o mercado possui muitas opções de açúcares e algumas pessoas ficam confusas na hora da escolha. Então, clareie sua mente com a explicação abaixo:
- Açúcar de Confeiteiro – Feito a partir da Cana de Açúcar. Passa por um processo de refinamento sofisticado e inclui a adição de amido para evitar que os microcristais se juntem novamente.
- Açúcar Refinado – Feito a partir da Cana de Açúcar. Sua aparência branca e o sabor são resultados da adição de enxofre durante o refinamento, a qual tira vitaminas e sais minerais do produto.
- Açúcar Cristal – Feito a partir da cana de açúcar. É formado através da cristalização controlada do caldo de cana tratado. Nessa operação são removidos boa parte dos sais minerais do açúcar.
- Açúcar Light – É uma mistura de açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, que adoça 4 vezes mais que as versões naturais. Dessa forma, é utilizado em menor quantidade, resultando no consumo de menos calorias.
- Açúcar Orgânico – Feito a partir da cana de açúcar. Não utiliza produtos agrotóxicos em seu plantio e cultivo e nem componentes químicos artificiais no processo de industrialização. Além disso, não passa por processo de refinamento.
- Açúcar Demerara – Feito a partir da cana de açúcar. Passa por processo de purificação e refinamento, porém não leva aditivos químicos, e portanto, mantém os teores minerais.
- Açúcar Mascavo – Feito a partir da cana de açúcar, sendo obtido após o seu cozimento. Ou seja, não passa por refinamento, o que conserva os seus valores nutricionais.
- Açúcar de Coco – Feito a partir das flores da palma de coco. Não leva compostos químicos em sua formulação.
Mas lembre-se: o alto consumo de açúcar está associados à várias doenças crônicas. Então, reduza o consumo de açúcar, e quando consumir, consuma um de melhor qualidade.