Tão acostumados com a farinha de trigo, esquecemos de explorar outras formas deste cereal tão comum. Você já viu um grão de trigo? O grão de trigo é um cereal, em sua forma mais natural, com muitas fibras e pode ser preparado semelhante à lentilha, seja quente, como um acompanhamento ou frio, como salada. E aí? Vai provar?
Comprou mais alho do que precisava? Sobrou um espacinho na forma? Uma boa ideia é fazer alho assado. Fica delicioso! Suave, no forno ele perde o sabor forte que possui quando cru. Ingredientes: Cabeças de alho Papel alumínio Azeite de Oliva Ervas (orégano, manjericão, alecrim) Sal Modo de Preparo: Retire a casca mais grossa e corte a topo da cabeça do alho, deixando os alhos um pouco à vista. Regue com azeite e tempere à gosto com sal ou temperos secos. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 30 minutos.
Você sabia que os alimentos se dividem em alimentos in natura ou minimamente processados, processados e ultraprocessados? Entenda abaixo quais alimentos se enquadram em qual categoria. Classificação Alimentos in natura ou minimamente processados Alimentos processados Alimentos ultraprocessados Explicação Alimentos obtidos diretamente de plantas ou de animais e não sofrem alteração após deixar a natureza. Alimentos fabricados pela indústria com a adição de sal, açúcar ou outra substância para torna-los duráveis e mais saborosos. Formulações industriais feitas com substâncias extraídas de alimentos, derivadas de constituintes de alimentos ou aditivos sintetizados em laboratório. Exemplos Milho na espiga Abacaxi Tomate Leite pasteurizado Sardinha Milho em conserva Abacaxi em calda Extrato de tomate Queijo Sardinha enlatada Salgadinho de pacote Suco artificial Pizza congelada Iogurte Nuggets de peixe Monte a sua alimentação com…
O Guia Alimentar para a População Brasileira é um documento oficial que apresenta diretrizes para uma alimentação saudável para a nossa população. Confira os 10 passos para uma alimentação saudável, descritos no Guia: Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação Utilizar óleos e gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias Limitar o consumo de alimentos processados Evitar o consumo de alimentos processados Comer com regularidade e atenção em ambientes apropriados e sempre que possível com companhia Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece Dar preferência, quando fora de casa,…